Saturday, July 08, 2006

A Rita

“A Rita levou meu sorriso no sorriso dela
Meu assunto levou junto com ela
E o que me é de direito arrancou-me do peito
E tem mais, levou seu retrato, seu trapo, seu prato
Que papel! Uma imagem de são Francisco e um bom disco de Noel
A Rita matou nosso amor
De vingança nem herança deixou
Não levou um tostão porque não tinha não
Mas causou perdas e danos
Levou os meus planos, meus pobres enganos
Os meus vinte anos, o meu coração
E além de tudo, me deixou mudo o violão “
(A Rita – Chico Buarque)

O motivo dessa musica estar aqui hoje não é somente a minha ultramegasuperhiperplus admiração pelo Chico, mas porque fala de um nome que hoje me roubou um sorriso maior que a via láctea inteira. Ela se chama Rita Apoena, mora em São Paulo e tem o lindo dom de saber combinar as palavras de um jeito doce, infantil, delicado, interessante, inteligente, único, bonito... Fico arrepiada toda vez que a visito. Ela esteve aqui, lenda as minhas palavras que sempre me fazem companhia. E me elogiou. Nossa, quanta alegria. Obrigada, Rita.

Deixo aqui um pouquinho dela...

“Sobre o menino

Então, quando você me beijar,
vai sentir o gosto da minha escrita,
pois a fim de nunca esquecê-las
eu trago todas as minhas palavras
na ponta da língua”