Saturday, July 08, 2006

A advogada do palhaço

Vi uma notícia em um jornal da cidade que me deixou um tanto incomodada (pra não dizer braba, triste e chateada).
Parei para lê-la porque vi que se tratava da Faculdade de Letras e sempre existiu em mim a vontade de cursá-la. Alunos da UFPEL protestavam por melhores condições do prédio ou porque iriam ser transferidos para outro que não era de seu agrado. Confesso que não gravei mesmo o motivo exato do protesto. Isso porque ao lado da notícia havia uma foto. Uma foto que me fez largar os ombros. Eles protestavam usando narizes de palhaço.
Ora, que palhaçada é essa?!
Sou a favor de protestos. Porém, palhaço não é sinônimo de idiota! Façam cartazes, passeatas, panfletos, gritem, até estourem rojões (desde que não atinjam ninguém). Mas, por favor, não sejam insensíveis a ponto de ridicularizar o que pode ganhar tantos sorrisos infantis. Palhaço dá alegria mesmo quando tá triste. Há até quem diga que são eternos infelizes. Mesmo assim, se colorem com o objetivo de roubar um sorriso sincero. Ele vive pra alegrar e alimenta sua alma disso.
Outro dia mesmo fui a uma creche e presenteei algumas crianças com vários deles, redondos e vermelhos. Seus olhinhos brilhavam! Então, deixo aqui uma dica: Façam vocês o mesmo, e talvez, no próximo protesto, usem orelhas de burro.