Sunday, July 16, 2006

PALHAÇO, POR QUÊ?

Teatro. Sábado e domingo fui ao teatro. Nos dois dias assiti à mesma peça. E valeu a pena, muito a pena. PALHAÇO, POR QUÊ? Grupo de Brasília. Apaixonante. E ainda, como que de presente, Los Hermanos na trilha sonora. A peça tratava do cotidiano do palhaço, do mau uso da mídia, do mundo esquematizado e engravatado, da arte como produto de venda, da inocência, da alma, da vontade de mudança, das relações de interesse, da traição, da vida.
No começo do espetaculo percebi como as crianças são mais receptivas e como os adultos são medrosos (e ainda insitem em assustar as crianças com o tal do Bicho-papão - coitados...)
Os adultos têm medo de rir alto de mais, de não entender a piada, de se deparar com si mesmo em cena, de parecer tolos. Talvez a explicação esteja na frase lá de cima. Defesa. Por isso as relações entre adultos são tão complicadas. Por isso existem os artistas, pra que encontrem o ponto onde não há defesa e assim, os amoleçam, para que se desarmem e para que deixem de ter medo.