Saturday, July 08, 2006

É, mocinha...

Assisti ao documentário chamado “Nascidos em Bordéis”. Tratava da vida de meninos e meninas nascidos no bairro da Luz Vermelha, em Calcutá, dentro de bordéis onde suas mães eram prostitutas. Foi dada para cada um deles uma câmera para que retratassem as suas visões daquela realidade. As fotos eram impressionantes. Lindas. E mais bonitas ainda que as fotos eram as explicações pra cada uma delas (como um menino que disse que a cor da pele da moça retradada estava da cor do céu e então era como se ela fizesse parte dele). Alguns trabalhos humanitários tentam transformar as crianças em artistas, mas nesse filme, as fotos são mostradas porque têm qualidade e, principalmente, sensibilidade. Fiquei apaixonada pelas crianças, pelas fotos, pelos documentaristas, pela idéia, por fotografia.
- Mãe, quero fazer fotografia!
- Faz, minha filha! Tu tens sensibilidade, vais te dar bem!
Mas aí eu penso em tudo que eu já quis fazer: espanhol, literatura, voltar às minhas aulas de teatro que eu gosto tanto, aprender a dançar tango, escrever um livro (de bolso, bem pequeninho), aprender a tocar violão (e poupar meus amigos das 5 ou 6 musicas do meu repertório), aprender a degustar vinhos, a costurar, a pintar.
Mas dormir me dá um sono... E já acordo querendo me deitar!
É, mocinha... O tempo tá passando (o famoso crocodilo Tic-Tac).
Não eras tu quem dizia que todo mundo pode ser o que quiser?
É esse o filme da tua vida?