Saturday, July 08, 2006

A nossa música

Gosto muito de música. Pra tomar banho, pra dançar, pra namorar, pra cozinhar, pra arrumar meu quarto, pra beber, pra passear de carro, pra cantar, pra relembrar, pra me maquiar, pra tomar banho de sol, pra ficar olhando "pro nada", pra fazer as unhas, ou como diz Arnaldo Antunes, “música para ouvir” mesmo. Adoro conhecer músicas novas (não que sejam composições novas, mas novas pra mim) e, se possível, que não seja na rádio e muito menos na novela. A novela tem o dom de enfeiar a musica e/ou rotular o artista. Até Maria Rita “ficou feia” depois da novela. Vanessa da mata (= “Ah, a guria do ai ai ai ai ai ai”). Não! Ela tem músicas lindas! Mas ninguém mais agüenta o ai ai ai ai ai dela e acaba por nem se interessar pelo resto. Por quê? Radio e novela (quando não aparece no Faustão ou no carro rebaixado e tunado que faz tremer a janela da minha casa)! É óbvio que qualquer banda nova sonha em ter uma musiquinha na radio, mas convenhamos: como é bom quando um amigo nos apresenta uma banda “desconhecida” ou uma musica “das antigas” MUITO BEM letrada! E sempre tem um terceiro pra dizer: “Ai, vocês e essas musicas que só vocês conhecem!”. Ora, meu amigo! Coisa boa! Podemos dividi-la! E então ela começa a fazer parte de vocês, lembra vocês. Se por acaso, numa outra cidade, num boteco (cujo proprietário tem um bom gosto musical) ela toca, baixinha, quase que escondida, vocês silenciam e abrem um sorriso lindo: “A nossa musica!” E aí, um dia, sabe-se lá por quê, ela entra na trilha da novela e toca na radio toda hora. Como eu fico triste... Triste e braba! Porque sei que em alguns dias vou tá dizendo: “Essa música ficou feia, né?!”