Thursday, November 23, 2006

- Lara?

No último dia tive a melhor aula do ano todo. Senti saudade de todas as perguntas que não fiz, de todos os dias que faltei, de todos os minutos (horas, talvez) de silêncio em que passei conversando, de todas as canetas que não comprei, de todas as noites em claro estudando que troquei pelo filme que ate virou sessão da tarde. Senti vergonha porque o professor não sabia meu nome, nem eu seu telefone porque nunca liguei pra tirar uma duvida atrasada. Me senti pequena. Imensamente pequena (mesmo que soe contraditório). Tive uma aula de humanidade e não somente um falatório cansativo que os livros sozinhos podem me ensinar (e, talvez, bem melhor). Aprendi o quão compensadora é a sensação de advogar, quando alguém que mal nos conhece nos entrega a vida na expectativa de salvação (e nem sequer somos médicos). Aprendi que por mais que juizes e promotores se gabem com suas profissões, a historia brasileira foi construída (em parte, é claro), sim, por grandes advogados que tinham dentro de si o compromisso humanitário, o qual ninguém pode nos impor, tratando-se de construção pessoal que nenhuma faculdade no mundo é capaz de ensinar. Faz parte da grandeza de poucos e ausente na mesquinhez de outros tantos. Fiz cara feia antes de ir pra muitas aulas e hoje, pela primeira vez, tive vontade de pedir pra que ele ficasse um pouco mais (um pouquinho que fosse). E agora, mesmo sabendo que ele não levou nada de mim, tenho certeza de que deixou muito dele. Obrigada, professor (e me desculpe).

- Presente!