Thursday, November 16, 2006

Flêneur de toi

- Um adjetivo? Observadora. É, observadora. É pra desenvolver?
Observo o tempo todo, tudo, desde o movimento das nuvens à respiração. Gosto de ouvir a respiração. Ninguém disfarça a respiração. Comece a prestar atenção nisso. Gosto de observar o movimento (não me encanta alguém parado, por mais belo que seja). Me encanta o jeito de mexer o café ou de esticar o lençol. O jeito de caminhar ou de agradecer ao garçom. O jeito de assobiar, de cantarolar (mesmo que desafine). Por isso a beleza estática não me atrai. Gosto da beleza que dança, que balança. Observo a maneira delicada de piscar os olhos e até o jeito ríspido de xingar o juiz. É bonita a beleza “desengonçada” se ao tropeçar abrir-se um sorriso envergonhado. Por isso eu observo, pra encontrar a beleza no que passa despercebido. Observo mais o silêncio que as palavras. O silêncio mostra o quanto alguém me faz sentir a vontade, mostra se preciso procurar algo agradável pra preencher o vazio ou se posso só ficar quietinha e me sentir tão bem assim. É bonito o silêncio. Por isso eu observo, enquanto escuto o que só ele pode me contar.